domingo, 19 de abril de 2015

DIY#1 Plantei Lavanda!


Olá a todos, tudo bem com vocês?

  Falei-vos à dias das minhas enxaqueca, e não é que descobri um bom motivo para finalmente plantar as sementinhas de Lavanda que tinha guardadas? Sim, porque ao contrário do que eu pensava, esta planta bonitinha mediterrânea que cheira bem é muito mais do que uma simples planta mediterrânea bonitinha que cheira bem! 
                  
                     Querem saber porquê?

Porque a Lavanda, ou Alfazema pode ser usada, por exemplo, em saladas como especiaria, em doces, serve também para fazer vinho vinagre, perfumes e produtos de higiene!
  O bom motivo para a plantar? Um cházinho desta planta alivia as enxaqueca, insónias, bronquite, cólicas, flatulência, nervosismo, problemas digestivos e mau-hálito. Se o sabor for como o cheiro, mal posso esperar! Além disso funciona como anti-séptico o que fazia dela uma plante muito usada na Europa durante a primeira e a segunda Guerra Mundial para limpar as feridas dos soldados!






Então, peguei em mim e fui buscar um vaso com terra solta, porque as sementes são muito pequenas e são para ser semeadas superficialmente.

que fiz foi usar o meu dedo-mini-micro-mindinho para abrir ligeiramente a terra e depois meti algumas sementes. Elas devem de ser semeadas com alguma distância entre elas mas quando começarem a nascer (entre 2 a 6 semanas) escolho as mais saudáveis. :)

  Por agora o chão deve estar sempre húmido, mas quando ela crescer, não precisa de ser regada com muita frequência porque ela está preparada para períodos de seca! (Para as meninas que se esquecem de regar é bom! eheh)
E é um ciclo sem fim! A Lavanda também se cultiva por estaca, basta que os ramos sejam cortados com cerca de 10 cm de comprimento, retirando as folhas da parte inferior que vai ficar dentro de terra. (Cuidado para não porem muita água nessa fase para não apodrecer).
Cada planta pode produzir bem até, imaginem, 10 anos!

Vamos dar um nome à plantinha e acompanhar o crescimento dela a cada semana. Num futuro próximo se abrir um canal no youtube ela ficará algures como decoração. O que acham? 

Beijinhos!



                                       

Sem comentários: